O PUB MAIS ANTIGO DA IRLANDA E DA EUROPA

Na cidade de Athlone, mesmo no centro da ilha irlandesa, há um bar único no mundo. O Sean’s Bar é considerado o pub mais antigo da Irlanda e da Europa. E muito possivelmente o mais antigo do mundo.

O modesto bar tem uma história com mais de mil anos e tem sobrevivido à passagem dos séculos desde o ano 900. Situado às margens do rio Shannon, a primeira versão do pub, o Luain’s Inn, foi construída por um habitante local chamado Luain Mac Luighdeach, como um lugar de descanso e paragem para as pessoas que atravessavam aquelas águas.

Quando, em 1968, o então proprietário do pub, Sean Fitzsimons, começou as modificações, a história do icónico edifício foi redescoberta. Ao perceber que as paredes do bar tinham sido construídas com barbilhão e vime, – um método histórico para a criação de uma estrutura reticular entrelaçada coberta com argila, terra e estrume – o dono do bar colaborou com o Museu Nacional da Irlanda e com o livro de recordes do Guinness para datar os materiais. As análises concluíram que os vestígios remontam ao século X.

Em 2004, o livro Guinness certificou o Sean’s Bar como o pub mais antigo da Irlanda e da Europa. Apesar de as pesquisas continuarem à volta do globo ainda não foi encontrado nenhum estabelecimento mais antigo, sendo que este é possivelmente o bar mais antigo do mundo. Como o Sean’s Bar ainda se encontra no mesmo local da taberna original, o aclamado título é válido. De acordo com a Lonely Planet, uma parte da parede original e algumas moedas datadas do século X, estão expostas no interior do pub e no Museu Nacional da Irlanda.

Colaboração: Volta ao Mundo – Diário de Bordo.

Deixe um comentário

Enviar Mensagem