Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros


Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros localiza-se no nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Protegendo uma área de 240.586,56 ha de cerrado de altitude, possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local, tendo sido declarado, em 2001, Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são os principais atrativos no Parque, nas imensas paisagens da Chapada, numa viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes. Dentre os municípios que compõem a Microrregião da Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D'Aliança e Teresina de Goiás – a cidade de Alto Paraíso é a que oferece maior infraestrutura turística.

Programas para todos os gostos


Um dos principais atrativos turísticos de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é procurada principalmente por aqueles que querem aproveitar o contato com a natureza ou experimentar seu lado esotérico. Também é importante berço hidrográfico nacional e oferece belas paisagens naturais, como dezenas de cachoeiras e enormes paredões rochosos, principais características do local. São muitos, os roteiros, que incluiem desde opções mais tranquilas, como observações de pássaros, massagens e meditações, até os mais radicais,

entre eles rapel e tirolesa praticados próximos às quedas d’água. Os destinos mais procurados por quem visita a Chapada dos Veadeiros são Alto Paraíso de Goiás, a cerca de 400 km de Goiânia e 230 km de Brasília, e o seu distrito, São Jorge, que fica a 40 km de distância. Nessa região, o clima é bem definido: tempo seco de maio a setembro e chuvas começando em outubro e se estendendo até abril.

Alto Paraíso: energia especial


Alto Paraíso reúne um astral místico e as incontáveis belezas naturais da Chapada dos Veadeiros. O lugar também atrai os interessados em assuntos místicos graças à presença de minas de cristais em seu entorno - o fato de que a região está na mesma latitude de Macho Picchu também ajuda a convencer muita gente de que o destino tem uma energia especial. E tem mesmo. Quem visita o lugar sai com essa certeza. No Vale da Lua, uma das mais interessantes, as formações rochosas lembram as crateras lunares, e são intercaladas por piscinas naturais e grutas.

Além de toda essa magia, Alto Paraíso oferece uma infinidade de belezas únicas. A Catarata dos Couros, a Cachoeira das Muralhas com 20 m e a Queda de Almécegas, de 50 m. Praticar boia cross no Vale Dourado, trekking no Sertão Zen ou nadar nas piscinas da Cachoeira dos Cristais com diversas quedas que variam de 4 a 10 metros, são apenas algumas das dezenas de possibilidades desse maravilhoso lugar.

Vila de São Jorge


Porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a bucólica Vila de São Jorge é um dos principais pontos de partida para quem quer aventurar-se na região. Distante 36 km de Alto Paraíso – e alheia ao crescimento da vizinha famosa - o pequeno vilarejo mantém, até hoje, sua atmosfera rústica, a mesma que durante anos atraiu tantos visitantes para aquelas ruas de terra. A chegada do asfalto na estrada que liga São Jorge a Alto Paraíso levou mais movimento à vila, mas nem por isso ela perdeu suas características. É o lugar ideal para quem busca mais tranquilidade e contato com a natureza. A vila é repleta de pequenas e charmosas pousadas, lojinhas de artesanatos, restaurantes que muitas vezes prezam pelos cardápios com ingredientes regionais e um público conectado à natureza. A principal atração da Vila de São Jorge é o Parque Nacional

da Chapada dos Veadeiros. A sede fica a poucos metros do centro da vila, por onde visitantes acessam a Trilha dos Cânions e a Cachoeira da Carioca, a Trilha dos Saltos, a Trilha das Sete Quedas e a Trilha do Carrossel. Além do Parque Nacional, outras boas atrações nos arredores são a Cachoeira do Segredo, a Trilha para o Mirante da Janela com a Cachoeira do Abismo, as Cachoeiras Almécegas I e II, a Cachoeira São Bento, a Cachoeira Raizama, as piscinas de águas termais e o Vale da Lua. Não precisa muito tempo para conhecer a vila, como é pequena, pode ser toda percorrida a pé. Já os arredores exigirão mais tempo. O ideal, para conhecer as principais atrações, é ficar, no mínimo, quatro dias por lá. Se preferir hospedar-se em Alto Paraíso, não deixe de fazer ao menos um bate e volta até São Jorge. Vale muito a pena!


img
Fátima Vianna

Jornalista e Chief Communication Officer