A Escócia é um país com paisagens variadas, desde as montanhosas Terras Altas até as planícies do Cinturão Central, lar de grandes cidades como Glasgow e Edimburgo. O país também é famoso por suas ilhas, como as Órcades, Shetland e Hébridas, e por sua costa recortada com muitos lagos e rios.

A Escócia é conhecida também como a terra de castelos antigos, paisagens deslumbrantes, cidades vibrantes, e uma rica história e cultura, além das Terras Altas (Highlands) montanhosas, destilarias de whisky, campos de golfe e festivais.
A capital, Edimburgo, é carinhosamente apelidada de “Auld Reekie” ou velha chaminé. O apelido teve origem durante a época vitoriana, quando só se usavam carvão e madeira como combustíveis e as milhares de chaminés de Edimburgo expulsavam continuamente uma densa fumaça preta que escurecia a cidade.

Histórias e lendas


A fama de Edimburgo é grande. Castelos mal-assombrados, florestas encantadas, histórias assustadoras de aparições e estranhas criaturas entram em cena quando se fala sobre a Escócia. As lendas se espalham pelo país de norte a sul e dão asas à imaginação. Desde a suposta existência do monstro do Lago Ness, nas Highlands, até os fantasmas que habitam os recônditos secretos dos pubs, casarões e hotéis da capital Edimburgo. Tudo é mistério. E onde há mistério, há magia. Não por acaso Harry Potter, teve parte de sua saga escrita em Edimburgo pelas mãos de J.K. Rowling, alguns trechos na suíte do luxuoso hotel The Balmoral e outros no café The Elephant House.

O misterioso Lago Ness


O Lago Ness (Loch Ness em escocês) é um lago extenso, localizado das Terras Altas, ao norte da Escócia (Reino Unido), região chamada de Highlands. De água doce, possui quase 37 quilômetros de extensão, 226 metros de profundidade e está localizado a 16 metros acima do nível do mar.

A água do lago é escura e a lenda do Monstro do Lago Ness (chamado de “Nessie” pelos moradores) é bastante antiga. O primeiro relato do Monstro do Lago Ness foi no livro “Vida de São Columbano”, um missionário irlandês que no ano de 565 d.C. foi morar na Escócia e teria salvo um pescador do monstro, com vários fiéis como testemunha.

Whisky e Whiskey: não vai confundir...


O gin & tônica, inventado pelos militares britânicos que serviam na Índia no tempo do Império Britânico, também é muito apreciado por lá. Mas é na Escócia, entretanto, que é produzida a bebida que se tornou símbolo nacional, o whisky. Não confundir com o whiskey, com "e", como são nomeadas os destilados de malte produzidos nos Estados Unidos e na Irlanda.

O Uísque escocês (muitas vezes referenciado como "Scotch" ou "Whisky escocês") é um uísque de malte feito na Escócia. Foi originalmente produzido a partir do malte de cevada, porém, no século XVIII, destilarias começaram a comercializá-los em que sejam feitos de trigo e centeio.

A cerca de 3 horas das Terras Altas, onde o lago está localizado, está uma das cidades mais antigas da Escócia, Stirling. Ela é linda, encantadora e cheia de história.

Drumnadrochit


A ALDEIA DRUMNADROCHIT é a localidade mais próxima do Lago Ness. Você pode planejar um roteiro pela Escócia e sair da capital Edimburgo para visitar o Lago Ness em um dia ou dormir na região. De Edimburgo até Drumnadrochit são 277 quilômetros, cerca de 3h30 de carro. Também é possível fazer a viagem de trem ou ônibus.

Oito lugares para visitar na Escócia


A ALDEIA DRUMNADROCHIT é a localidade mais próxima do Lago Ness. Você pode planejar um roteiro pela Escócia e sair da capital Edimburgo para visitar o Lago Ness em um dia ou dormir na região. De Edimburgo até Drumnadrochit são 277 quilômetros, cerca de 3h30 de carro. Também é possível fazer a viagem de trem ou ônibus.

Lago Ness


Não tem como visitar a Escócia e deixar de lado o misterioso Lago Ness. O lugar fica nas Highlands, próximo da cidade Inverness, que também deve ser explorada durante seus passeios. Mas, é o tão polêmico Lago que atrai vários turistas todos anos, com um só objetivo: ver o Monstro do Lago Ness. Por mais que não se tenha comprovações científicas, muitos locais garantem a presença de tal fera. Será que você tem coragem de navegar sobre as águas do Lago Ness?

Castelo Doune


Que tal conhecer o castelo que foi cenário de séries como Outlander e Game of Thrones? Sim. Muitas cenas foram filmadas no Castelo Doune, uma construção com mais de 600 anos, onde poderá tirar fotografias belíssimas.

Museu de Arte Kelvingrove


Muitos roteiros em Glasgow estarão ligados a cultura, é o caso do Museu e Galeria de Arte Kelvingrove. Um dos acervos mais surpreendentes da Europa, o Museu guarda telas de mestres da pintura como Van Gogh e Monet, além de peças da História Natural do Reino Unido e do mundo.

Abadia de Dunfermline


Um dos locais mais importantes da história escocesa, pois protege os restos mortais do Rei Robert Bruce, um dos mais venerados reis escoceses. Quem deseja conhecer mais desse povo tão bravo, não pode deixar de conhecer a Abadia Dunfermline, local tão cheio de valores pátrios.

Castelo de Stirling


Outro lugar que exalta o passado vitorioso dos escoceses, o Castelo Stirling. Lugar que guarda várias homenagens ao incrível Willian Wallace, imortalizado pelo ator Mel Gibson, no filme Coração Valente. Essa exaltação ao passado será muito comum no roteiro de visitas aos castelos escoceses. Um prato cheio para quem quer aprender sobre a conturbada unificação da Grã-Bretanha.

Capela Rosslyn


Sim, aquela mesma do Código da Vinci, fica encravada na Escócia, e é sem dúvida um ponto que você deve visitar no país. A Capela Rosslyn é uma linda construção que além de tesouro arquitetônico, é casa de muitos segredos e mistérios.

Muralha de Adriano


Uma construção do Império Romano, que limita politicamente Escócia e Inglaterra, é outro ponto de visitação imperdível. Patrimônio Mundial desde 1987, a Muralha de Adriano mostra aos visitantes a imponência de um Império que dominou o mundo conhecido por séculos.

Castelo de Edimburgo


Dos mais famosos castelos da Escócia, visita certa em qualquer roteiro que montar. O lugar tem vários tesouros para te deixar de queixo aberto, e ainda por cima carrega a fama de mal-assombrado. E aí, terá coragem de visitá-lo?