Difícil descrever, fácil se apaixonar

Está aberta a temporada de vinhos, fondues e chocolates, na encantadora Suiça Brasileira

De 20 de março a 21 de Junho, o Outono toma conta de Gramado. Aos poucos, as cores começam a mudar. As árvores se despem do verde vivo para vestirem-se em vermelho e dourado, com suas nuanças ocres e carmins. Tudo vai se aquietando. O dia é um espetáculo teatral que se despede em grande estilo, desbotando as cores, calando a alma. Como quando você adapta a tela do seu celular para a opção Night Shift...

Conhecida carinhosamente como a ‘Suíça Brasileira’ – dentre outros, pelo clima temperado - Gramado mostra claramente as influências francesa, alemã e portuguesa, seja nas belíssimas construções de chalés alpinos e nos casarões, seja na tradição de fabricação de chocolates, na rica gastronomia, na cultura musical e no artesanato. As ruas arborizadas ganham os tons avermelhados dos plátanos espalhados pelas calçadas, um visual único que inunda os olhos e a alma.

A cidade oferece uma variedade de experiências gastronômicas, incluindo cafés coloniais e fondues que combinam perfeitamente com o clima ameno. É o lugar perfeito para uma viagem inesquecível nesta estação - não raro, a gente presencia a chegada de uma neblina ou nevoeiro, conferido ares ainda mais europeus ao cenário. Caminhar pelas ruas de Gramado já é um programa e tanto! Se você não conhece a cidade, é um bom momento. Se já conhece, mata as saudades. A Avenida Borges de Medeiros é um convite para andar sem destino certo. O frio é uma delícia para saborear um chocolate quente, e as lojinhas e restaurantes ganham a tonalidade mágica do pôr-do-sol outonal. Não deixe de passear também pelas ruas que margeiam o Lago Negro.

Rua Coberta: charme genuíno


Curtir um bom vinho na charmosa Rua Coberta não tem preço. Aliás, você só sente Gramado, se conhecer a Rua Coberta. Localizada bem no centro da cidade, ali se concentram restaurantes, cafeterias e lojas, sem falar que também é palco dos mais diversos eventos e apresentações culturais, incluindo o Festival de Cinema – quando um imenso tapete vermelho é estendido por toda a extensão da Rua Coberta até a entrada do Palácio dos Festivais, onde, durante uma semana, artistas, diretores, produtores e imprensa nacional e internacional desfilam pela Rua Coberta, que fica tomada pelo público.

Vizinhança de estilo


A vizinha Canela é um convite irrecusável a uma visita sem pressa. É linda e aconchegante. A 7 km de Gramado, uma área conhecida como Região das Hortênsias, a cidade é uma joia rara na majestosa Serra Gaúcha, uma jornada de encantos, com sua atmosfera acolhedora e paisagens deslumbrantes, rodeada de colinas verdejantes e forte herança cultural. É o passeio ideal para quem também curte aventura e boa gastronomia. Para os apreciadores de vinhos, as opções são inúmeras em Canela.

Não deixe de conhecer...


As comemorações da FESTA DA COLÔNIA, da PÁSCOA e o NATAL LUZ em Gramado – que vai de outubro a janeiro - são as atrações mais procuradas por viajantes do mundo inteiro, que lotam a cidade e outras vizinhas. Cercado de mata, azaleias, hortênsias e araucárias, o LAGO NEGRO fica na região dos bairros Planalto e bairro Lago Negro, no Centro de Gramado. O MINI MUNDO é um parque temático composto de réplicas em miniatura de cidades, monumentos e paisagens de todas as partes do mundo, com tudo que você encontra  em uma cidade.

O REINO DO CHOCOLATE CARACOL e MUNDO DO CHOCOLATE dispensam comentários.
O SNOWLAND, em Gramado, é uma
ótima sugestão do que fazer em Gramado e Canela. É conhecer a neve sem sair do Brasil. O Snowland  é uma das principais atrações para o ano inteiro. Lugar perfeito pra andar de esqui, de snowboard (surf na neve), patinação no gelo e escorregar montanha abaixo em colchões infláveis.

O SKAY GLASS CANELA, no Vale da Ferradura, é uma das maiores atrações da Serra Gaúcha. Esse passeio é uma loucura! Imperdível para quem procura o que fazer em Gramado e e Canela. Construída em aço e vidro, a 360 metros do chão.

PARQUE CARACOL – Canela Se você gosta de ecoturismo e está na dúvida sobre o que fazer em Gramado e Canela visite o Parque Caracol. É uma unidade de preservação ambiental, uma reserva natural repleta de atrações. Localizado na rodovia RS 466, km 0, Canela- RS, conta com excelente infraestrutura incluindo lanchonetes, playgrounds, quadras esportivas, churrasqueiras, trilhas mirantes, banheiros e estacionamento.

Onde comer...


Difícil falar da cena gastronômica da Serra Gaúcha, repleta de infinitas e excelentes opções. Em Gramado e Canela, você encontra restaurantes variados, dos simples aos mais elegantes e sofisticados, seja na culinária brasileira, nas Casas especializados em fondue, carnes, massas e galetos, além de doces, cafés coloniais, lojas de chocolates e por aí vai. Sem falar nos rodízios de pizzas e jantares temáticos, que costumam entrar na programação de muitas famílias. Dentre as opções de fondue o LE CHALET DE LA FONDUE e do BELLE DU VALAIS.

DESTACAMOS: as carnes maravilhosas do MALBEC, o PIETRO GRILL, um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, ao lado da Igreja São Pedro, de Gramado, que oferece uma gastronomia de alto padrão com toques de religiosidade no ambiente e nos pratos que seguem este viés.
O excepcional CATHERINE RESTAURANT reúne sabor e apresentação artística, uma releitura de clássicos franceses com ingredientes locais em combinações verdadeiramente inusitadas e deliciosas, como o Sorbet de Goiaba e Pato ao Molho de Bergamota. Entre as fondues, destaque para as de queijo e chocolate Callebaut, todas com opções para vegetarianos, veganos e intolerantes à lactose.

O que fazer em Gramado e Canela à noite


O que os turistas mais gostam de fazer a noite em Gramado e Canela, é frequentar a RUA COBERTA, em Gramado, onde se concentram, dentre outros, bares, restaurantes, cafés, lojas de chocolate, roupas e artesanato. Com 100 metros de extensão, é uma rua fechada, somente para pedestres. Como é coberta você pode frequentar mesmo com chuva. Outra sugestão imperdível do que fazer em Gramado e Canela é aproveitar uma das melhores atrações noturnas de Gramado. O SNOWLAND NIGHT oferece atrações noturnas para toda a família. Conheça de perto a Montanha de Neve, assista shows de patinação artística no gelo, show musical, visita à Oficina do Tio Urso e Caverna do Yeti, opção de jantar com vista panorâmica para a Montanha de Neve.Por fim, saboreie a CERVEJA REGIONAL, além dos vinhos e espumantes da melhor qualidade. Aproveite e faça um tour pelo centro de Gramado que tem uma iluminação belíssima. A noite em Gramado é mágica.


Onde ficar?


Taí uma dúvida cruel! Gramado possui excelente estrutura hoteleira, com acomodações para todos os bolsos e estilos de viajantes.

A importância da localização do hotel está relacionada com como será sua forma de transporte pela cidade.
O comércio se concentra principalmente no centro de Gramado e no centro de Canela; então, para quem planeja conhecer a cidade a pé, é muito importante pensar na localização do hotel próxima a essas áreas.
Para ficar em uma área bem central, é bom considerar uma hospedagem próxima de pontos de interesse como a Rua Coberta, perto da rodoviária e a Av. Borges de Medeiros.
Na dúvida, confira sempre um mapa para ter noção da distância do seu hotel até o centro de Gramado.
Segue uma lista com alguns dos hotéis mais reservados e bem avaliados.


HOTÉIS EM GRAMADO