Haja Turismo: cultural, rural, ecoturismo, turismo de eventos, de negócios, turismo gastronômico...

Bem vindos a Jundiaí!


Patrimônio histórico, arquitetura, museus, sítios produtivos, adegas de produção de vinho, trilhas ecológicas, parques, restaurantes diferenciados e muitas festas! Jundiaí oferece uma diversidade enorme de atrativos para todos os gostos e idades.

Em 1933, acontece, na agricultura de Jundiaí, um fenômeno que mudaria a história da cidade. Em virtude de uma mutação genética espontânea, surge, nos vinhedos jundiaienses, uma nova variedade de uvas: a niágara rosada.
Ocorrido no bairro do Traviú, o fenômeno motiva a realização, em 1934, da primeira Festa da Uva de Jundiaí, que recebeu mais de 100 mil visitantes em sua primeira edição.
O evento era realizado, inicialmente, no centro da cidade, utilizando áreas das ruas centrais, do antigo mercado municipal (depois Centro das Artes) e do grupo escolar Conde do Parnaíba.

Devido ao grande sucesso, foi construído um espaço especialmente para recebê-la: o Parque Comendador Antônio Carbonari, o nosso Parque da Uva, inaugurado em 1953!
O conjunto histórico de Jundiaí, concentrado no eixo central da cidade, por si só, já conta muito da história dessa querida Jundiaí. São espaços com enormes riquezas arquitetônica e cultural, que oferecem ao visitante a possibilidade de aproveitar momentos agradáveis e de aprendizagem, de prédios históricos a museus e centros de cultura.

A bela Serra do Japi


A poucos minutos do centro de Jundiaí, como que envolvendo a cidade, você vai encontrar um pedaço do paraíso. Mata preservada, flora e fauna exuberantes em trilhas maravilhosas, nascentes, cascatas, mirantes e muito contato com a natureza. Essa é a Serra do Japi, considerada Reserva da Biosfera e que guarda em suas matas, bosques, colinas e nascentes muito do patrimônio ambiental do Estado São Paulo.

A Serra do Japi se estende por 354 km², sendo uma remanescente da Mata Atlântica, importante pela sua biodiversidade, formação geológica única e beleza natural, com atividades como trilhas e observação de aves para os visitantes.  As visitas à Reserva Biológica Serra do Japi são coordenadas pelo Projeto Nossa Serra, e tem como foco específico a Educação Ambiental.
Maiores informações: Visitação Monitorada Serra do Japi