O que a torna especial durante o outono?

Petrópolis é uma das cidades mais interessantes do Brasil para quem gosta de História. A casa de verão de Dom Pedro II, o mausoléu da família imperial, o palácio onde foi celebrada a abolição da escravatura: tudo lá, é um convite a conhecer melhor o nosso passado. Mas nem tudo é História. A cidade ganha um charme especial com a chegada do outono e seu do seu clima ameno.

As construções históricas e a vegetação abundante são grandes atrativos turísticos de Petrópolis. Fundada por iniciativa do Imperador Dom Pedro II (seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com o grego Pólis (cidade), ficando “Cidade de Pedro”). É uma das primeiras cidades na subida da serra fluminense. Apenas 70 quilômetros separam a Cidade Maravilhosa da Cidade Imperial, percorridos em menos de 1h30min, se não houver congestionamento. Isso explica por que é escolhida por tantos cariocas para passar o final de semana ou algum feriado. Dá para conhecer bastante coisa em dois dias, mas para dar conta de todas as atrações e aproveitar bem o clima de serra, a sugestão e permanecer até pelo menos cinco dias.
Conhecida por suas atrações históricas, como o Museu Imperial e o Palácio de Cristal, a cidade oferece uma rica conexão com o passado imperial do Brasil. Os jardins bem cuidados e a arquitetura histórica são um convite para passeios tranquilos. Antes de tudo, é importante escolher uma boa pousada ou hotel em Petrópolis. A rede hoteleira tem opções que vão desde estabelecimentos sofisticados até acomodações mais econômicas, incluindo pousadas no meio da natureza e casarões históricos que nos transportam aos tempos áureos da Cidade Imperial.

Importante acervo


A cultura de Petrópolis está diretamente ligada ao período imperial do Brasil e possui um grande acervo de teatros, museus, e palácios que remetem ao período. Por isso, guarda um dos museus de história mais importantes do Brasil, o Museu Imperial. Construído entre 1845 e 1862, como Palácio de Dom Pedro II, possui acervo constituído por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família real. Além dele a cidade possui o Museu de Cera de Petrópolis, Museu Casa Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Casa da Princesa Isabel e Palácio Rio Negro, todos localizados no centro da cidade.

Circuito a pé no centro histórico


Faça um passeio agradável no Centro Histórico de Petrópolis, percorrendo as avenidas arborizadas e floridas, entrecortadas por rios, emolduradas pelo rico patrimônio preservado do século XIX e início do século XX. A sinalização especial e interpretativa em Português e Inglês do Circuito a Pé oferece uma experiência à parte, pois as placas indicativas contam histórias sobre os atrativos turísticos, praças, ruas, casarios e palacetes, onde personagens de destaque moraram, um testemunho da história da cidade e do país. QR Codes instalados nas placas dão acesso ao Aplicativo Petrópolis.

Estrada Real


Em meados do século XVIII, a Coroa Portuguesa determinou que o ouro e os diamantes deixassem as terras mineiras apenas por trilhas outorgadas pela realeza, que receberam o nome de Estrada Real. Inicialmente, o caminho ligava a cidade de Paraty (RJ) às províncias auríferas do interior de Minas, a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto (Caminho Velho). No entanto, a Coroa Portuguesa percebeu a necessidade de um trajeto mais seguro e rápido ao porto do Rio de Janeiro, surgindo então o Caminho Novo da Estrada Real, que passava por terras que hoje fazem parte do município de Petrópolis.

Festas & Festivais


A alta temporada do turismo em Petrópolis se inicia em junho, com a realização da BAUERNFEST festa do colono alemão, e o início do inverno, que atrai turistas para a cidade pelo clima tipicamente frio. Em agosto , logo após a Bauernfest , a cidade realiza o BUNKA-SAI, festival anual de cultura japonesa e em setembro, o SERRA SERATA, festival anual que celebra a imigração e a cultura italiana. Já o PARQUE NACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS é a melhor pedida para quem quer passar um dia em contato intenso com a natureza. Programe-se para ficar o dia inteiro por lá, pois há diversas trilhas e cachoeiras. O CIRCUITO DAS BROMÉLIAS é ideal para quem quer uma caminhada de nível fácil. São só 30 minutos de caminhada e pelo caminho ainda há alguns poços para se refrescar como o Poço dos Primatas. Também há algumas trilhas intermediárias como a famosa VÉU DA NOIVA e algumas mais pesadas, como o MORRO AÇÚ, que leva 6h de caminhada e exige muito preparo físico.

Piqueniques


Petrópolis tem também muita vocação para o turismo em família e, por que não, para piqueniques. Um dos melhores lugares fica no interior do município, no distrito de Posse, a cerca de 45 km do centro: é o HORTO BREJAL, que oferece uma alternativa bucólica para quem quer curtir a natureza da região, regado a delícias gastronômicas. O acesso aos jardins do Horto é gratuito para os visitantes e o local também cede itens básicos para garantir a viabilidade do piquenique, como toalhas, cadeiras e cestas. A única regra (e custo) diz respeito ao consumo: tudo deve ser comprado no mercadinho local, por sinal, repleto de delícias.